sexta-feira, 28 de junho de 2013

Professar a fé



Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém do Pará, reflete sobre experimentar e testemunhar a fé, recordando a Festa de São Pedro e São Paulo
Por Dom Alberto Taveira Corrêa
BELÉM DO PARÁ, 27 de Junho de 2013 (Zenit.org) - Para "ilustrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé", a seu tempo o Papa Bento XVI proclamou o Ano da Fé, confirmado pelo atual sucessor de Pedro e Bispo de Roma, o Papa Francisco. Durante todo o ano, somos positivamente provocados a experimentar e testemunhar a fé que recebemos no Batismo. "Professar a fé na Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – equivale a crer num só Deus que é Amor (cf. 1 Jo 4, 8): o Pai, que na plenitude dos tempos enviou seu Filho para a nossa salvação; Jesus Cristo, que redimiu o mundo no mistério da sua morte e ressurreição; o Espírito Santo, que guia a Igreja através dos séculos enquanto aguarda o regresso glorioso do Senhor" (Bento XVI, "A Porta da Fé", 1).
Em sua história, a Igreja sempre ofereceu testemunhas qualificadas da fé, cujas vidas edificam as gerações e lhes possibilitaram atualizar a mesma profissão de fé. Há poucos dias tive a alegria de abençoar duas bonitas estátuas de São Pedro e São Paulo, na Paróquia a eles dedicada no bairro do Guamá, em nossa Arquidiocese de Belém, bem colocadas à frente da Igreja Matriz. Pedro, ostentando a chave, símbolo do ministério a ele confiado pelo Senhor: "Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16,19). Chaves entregues para abrir portas e não para fechá-las, como tem testemunhado o Papa Francisco! Como "a palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes, penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas, julga os pensamentos e as intenções do coração" (Hb 4,12), o Apóstolo das gentes, expressão da missão da Igreja, que deve levar o Evangelho a todos os recantos da terra, traz uma espada nas mãos. Pedro e Paulo, "por diferentes meios, os dois congregaram a única família de Cristo e, unidos pela coroa do martírio, recebem hoje, por toda a terra, igual veneração" (Prefácio da Missa de São Pedro e São Paulo).
A partir do testemunho dos Apóstolos, no correr dos séculos, uma imensa multidão, de toda raça, povo e nação, tem oferecido o testemunho da fé professada. A medida alta da vida cristã há de ser a prontidão para derramar o sangue pelo Senhor, no qual depositamos a nossa confiança! É a forma radical de serviço a Deus. Se também em nossos dias o martírio pela fé continua atual e todos precisam estar dispostos a ele, nem sempre nos será pedido. Ao lado da radicalidade do martírio, há outros modos de testemunhar a fé a serem abraçados por todos nós! Buscamos "uma adesão mais profunda à Palavra de Deus, quer pela renovação da profissão de fé em muitas comunidades, quer pela confirmação da própria fé, com o testemunho de uma vida autenticamente cristã" (Paulo VI, Credo do Povo de Deus, 2). A certeza interior da fé, com convicções arraigadas que a consideram o maior tesouro da vida, é o ponto de partida.
Professar a fé em nossas famílias, tomando consciência de que os pais começam a evangelizar os filhos a partir da concepção dos mesmos. Como os pais são os primeiros catequistas das crianças, a confissão da fé passa pelo afeto com que são cuidados, pelo ambiente familiar correspondente à fé católica, para depois encaminhá-los à Igreja e aos Sacramentos. Os valores cristãos da sinceridade e da verdade, a honestidade e a retidão pessoal, cultivadas em casa, atraem muitas outras pessoas. Também sobre esta fé simples e profunda se edifica a Igreja!
Professar a fé publicamente, com a coragem de não esconder as certezas que dela recebemos. Não é possível aos cristãos compactuarem com a cultura da morte, representada pela mentalidade abortista e anti-vida. Os valores da dignidade da pessoa humana, da família e da verdade são irrenunciáveis. Radical seja o combate contra a corrupção, a mentira e o relaxamento da consciência. Firme a solidariedade com os mais pobres e sofredores, corajosa a voz levantada em defesa dos mais fracos. Manifestar de forma varonil as convicções, das ruas aos parlamentos, passando pelas relações comerciais e profissionais, o trato com o dinheiro público e a fidelidade aos compromissos assumidos! Trata-se de um leque aberto, cujas expressões serão suscitadas pelo Espírito Santo! Na história dos santos, homens e mulheres foram reconhecidos como "confessores" da fé. Aqui está a vertente a ser seguida pela maior parte dos cristãos que querem ser fiéis!
Professar a fé publicamente significa cerrar fileiras com o Sucessor de Pedro e os Bispos em comunhão com ele. Quer dizer comprometer-se em ser Igreja de portas abertas, sem medo da ternura e da bondade, superando a tentação de permanecer voltados para si mesmos. Abrir-se ao desafio missionário, abraçar a causa da evangelização em primeira pessoa! Sim, fé professada é fé testemunhada segundo o dom recebido de Deus. São Paulo abriu um largo horizonte dos serviços na Igreja, para que ninguém fique de fora: "Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes atividades, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito, em vista do bem de todos. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de conhecimento segundo o mesmo Espírito. A outro é dada a fé, pelo mesmo Espírito. A outro são dados dons de cura, pelo mesmo Espírito. A outro, o poder de fazer milagres. A outro, a profecia. A outro, o discernimento dos espíritos. A outro, diversidade de línguas. A outro, o dom de as interpretar. Todas essas coisas as realiza um e o mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme quer. Um só corpo, muitos membros. Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo (1 Cor 12, 4-12). Homens e mulheres de fé, a mesma certeza interior, manifestações diversas do único Espírito Santo que leva a servir e amar!
Celebrando as duas colunas da Igreja, podemos pedir confiantes: "Ó Deus, que nos concedeis a alegria de festejar São Pedro e São Paulo, concedei à vossa Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes apóstolos que nos deram as primícias da fé".

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

Ser cristãos sem Cristo



Na homilia na Casa Santa Marta, o papa nos convida a não ser "cristãos só de nome", mas a construir a vida sobre a "rocha" que é Cristo, o único que dá segurança

Por Salvatore Cernuzio
ROMA, 27 de Junho de 2013 (Zenit.org) - "Ao longo da história da Igreja, tem havido duas classes de cristãos: os cristãos de nome –aqueles do ‘Senhor, Senhor, Senhor’- e os cristãos de ação, de verdade". O papa Francisco partiu desta clara distinção para desenvolver a sua reflexão na missa de hoje, concelebrada com outros bispos e com o cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raimundo Damasceno.
Como faz toda manhã, o Santo Padre deu hoje mais algumas pinceladas no desenho do rosto do verdadeiro cristão. Infelizmente, disse ele hoje, não há somente um tipo de cristãos, mas até mesmo cristãos com várias caras. Há os cristãos “de superfície”; há os muito "rígidos" e, portanto, muito "tristes"; há os "alegres", mas sem a verdadeira alegria de Cristo, e, pior ainda, há os que "se mascaram de cristãos". O denominador comum entre todos eles é o fato de não se fundamentarem na “rocha” da Palavra de Cristo, conforme relatava o evangelho do dia, escrito por Mateus: eles seguem "um cristianismo de nome, um cristianismo sem Jesus, um cristianismo sem Cristo", observou o papa.
Nos séculos da Igreja, "sempre houve a tentação de viver o nosso cristianismo fora da rocha que é Cristo", acrescentou. As pessoas se esquecem muitas vezes que Jesus é "o único que nos dá a liberdade de chamar Deus de Pai", é o único que "nos sustenta nos momentos difíceis" e nos protege quando "cai a chuva, quando os rios transbordam, quando sopram os vendavais". Porque quando se está fundamentado sobre a rocha, tem-se uma segurança. As palavras, enquanto isso, apenas "voam; não são suficientes".
"Ser cristãos sem Cristo" é algo que "aconteceu e está acontecendo na Igreja hoje", prosseguiu Francisco. Em particular, podemos identificar atualmente duas categorias. O cristão "gnóstico", que, "em vez de amar a rocha, ama as belas palavras" e vive um "cristianismo líquido", acreditando em Cristo, sim, mas não como "o que lhe dá fundamento". E o cristão "pelagiano", que se caracteriza por um estilo de vida "engomado": pessoas que acreditam que "a vida cristã deve ser levada tão a sério que acabam confundindo solidez e firmeza com rigidez" e, por isso mesmo, pensam que "para ser cristão é preciso viver de luto".
“Há muitos cristãosassim”, disse o Santo Padre. Mas também é errado chamá-los de cristãos, porque eles são apenas máscaras: "Eles não sabem quem é nosso Senhor, não sabem o que é a rocha, não têm a liberdade dos cristãos. E, para falar de um modo simples, eles não têm a verdadeira alegria". No meio desse leque que abrange desde os supostamente “alegres” até aqueles que vivem perpetuamente de luto, esses crentes "não sabem o que é a felicidade cristã, não sabem aproveitar a vida que Jesus nos dá, porque não sabem falar com Jesus. Eles não se fundamentam em Jesus, com aquela firmeza que a presença de Jesus nos dá", constatou Bergoglio.
E não apenas não têm alegria genuína, acrescentou o papa, como sequer têm liberdade: "Uns são escravos da superficialidade, de uma vida difusa, e outros são escravos da rigidez, não são livres. O Espírito Santo não tem lugar na vida deles. É o Espírito que nos dá a liberdade". Nosso Senhor, portanto, concluiu o papa, "nos convida hoje a construir a nossa vida cristã com base nele, a rocha, aquele que nos dá a liberdade, aquele que nos envia o Espírito, que nos impele a caminhar com felicidade, pela sua estrada, nas suas propostas".

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

A infalibilidade do papa



A infalibilidade do papa está intimamente ligada à virtude da humildade

Por Edson Sampel
SÃO PAULO, 27 de Junho de 2013 (Zenit.org) - O fato de o papa ser infalível constitui um dogma de fé. Com efeito, sem a denominada inerrância do sumo pontífice, como saberíamos certas coisas fundamentais para nossa religião? Jesus não erigiria uma Igreja e a deixaria sem norte.
Desde a fundação da Igreja católica, houve 13 definições ex cathedra, isto é, sentenças solenes, através das quais os papas dispuseram sobre questões de fé ou de moral. A propósito, é bom que se diga: a infalibilidade do papa se circunscreve aos assuntos relativos ao credo ou  aos costumes. Se, por exemplo, Francisco disser que existe vida no planeta Marte, tal assertiva não obriga os cristãos. É apenas uma opinião do bispo de Roma. No entanto, quando Pio IX, no século XIX, declarou solenemente que nossa Senhora foi concebida sem a mancha do pecado original, ensinou de forma infalível e este ensinamento tem de ser crido com fé divina e católica, ou seja, como um item da revelação de Deus.
Um ponto importante acerca do carisma da infalibilidade é que o papa não “cria” um novo dado de fé. Retomemos o exemplo citado acima, da imaculada conceição. O modo peculiar, maravilhoso e miraculoso como se deu a concepção de santa Maria encontra-se indiretamente relatado quer na tradição sagrada quer na escritura sagrada. O papa apenas referendou uma verdade objeto da revelação divina.
Nem tudo que um papa leciona de fé ou costumes goza de infalibilidade. É mister distinguirmos o magistério ordinário do magistério extraordinário. Neste, a infalibilidade está sempre presente; naquele, não se fala em infalibilidade, embora devamos ouvir de bom grado as pregações do sucessor de são Pedro, pondo-as em prática.
Para que uma proposição do pontífice romano frua de autoridade de sentença infalível, devem concorrer três condições, a saber: 1.ª) o papa tem de falar  ex cathedra, vale dizer, como pastor e mestre dos cristãos, não como um doutor particular;  2.ª)  O objeto da definição precisa ser um assunto ligado à fé ou à moral; 3.ª) É necessário que o papa, de alguma maneira, deixe clara sua intenção de prolatar um veredicto definitivo acerca do assunto enfocado.
Diz-se, acertadamente, que o dogma da infalibilidade do sucessor de são Pedro é quase um nada, comparado à pretensão de que cada leitor da Bíblia, iluminado pelo Espírito Santo, interprete sem erro o texto sagrado. No caso dos católicos, um único homem, entre os bilhões que residem no mundo, em certas condições bem específicas, mui humildemente invoca a assistência do Espírito Santo, a fim de passar ao povo de Deus a essência do evangelho de Jesus Cristo.
Ao largo de 2000 anos de história da Igreja católica, surgiram tão somente 13 definições pontifícias. Trata-se de um número modesto, fruto da necessidade teológica e pastoral.

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

Santo Irineu, memória



Santo Irineu, bispo, mártir, +200

Santo Irineu foi bispo de Lião. Nasceu provavelmente em Esmirna, na Ásia Menor, por volta de 130-135. Viveu em uma época dilacerada por heresias que colocavam em risco a unidade da Igreja na fé. Discípulo de São Policarpo - que havia conhecido pessoalmente o apóstolo São João e outras testemunhas oculares de Jesus, Santo Irineu foi, sem dúvida, o escritor cristão mais importante do século II. Foi o primeiro a procurar fazer uma síntese do pensamento cristão, cuja influência se faz notar até nossos dias. Santo Irineu, cujo nome significa "paz", lutou para a preservação da paz e da unidade da Igreja. Era um homem equilibrado e cheio de ponderação. Escreveu ao papa Vítor, aconselhando-o mui respeitosamente a evitar toda e qualquer precipitação no que dissesse respeito às comunidades cristãs da Ásia. 

A Florino, seu amigo de infância que se tornou agnóstico, escreveu: Não te ensinaram estas doutrinas, Florino, os presbíteros que nos precederam, os que tinham sido discípulos dos apóstolos. Eu te lembro, criança como eu, na Ásia inferior, junto a Policarpo ... Recordo as coisas de então melhor que as recentes, talvez, porque aquilo que aprendemos em crianças parece que nos vai acompanhando e firmando em nós segundo passam os anos. Poderia assinalar o lugar onde se sentava Policarpo para ensinar ... seu modo de vida, os traços de sua fisionomia e as palavras que dirigia à multidão. Poderia reproduzir o que nos contava de seu trato com João e os demais que tinham visto o Senhor; e como repetia suas mesmas palavras ... Eu ouvia tudo isto com toda a alma e não o anotava por escrito porque me ficava gravado no coração e continuo pensando-o e repensando-o, pela Graça de Deus, cada dia. 


SAV - Equipe

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro



Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido a Maria, Mãe de Jesus, representada em um ícone de estilo bizantino. Na Igreja ortodoxa é conhecida como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão.

Um ícone célebre é venerado desde 1865 em Roma, na igreja de Santo Afonso, dos redentoristas, na Via Merulana. Tendo vindo da ilha de Creta, tinha estado antes na igreja de S. mateus, igualmente em Roma, onde tinha sido solenemente entronizado no ano de 1499.

A tipologia da Mãe de Deus da Paixão está presente no repertório da pintura bizantina desde, no mínimo, o século XII, apesar de rara. No século XV, esta composição que prefigura a paixão de Jesus, é difundida em um grande número de ícones.

Andreas Ritzos, pintor grego do século XV, realizou as mais belas pinturas neste tema. Por esta razão, muitos lhe atribuem este tipo iconográfico. Na verdade a tipologia é bizantina, e quase acadêmica a execução do rígido panejamento das vestes; mas é certamente novo o movimento oposto e assustado do menino, de cujo pé lhe cai a sandália, e ainda a comovente ternura do rosto da mãe.

O ícone é uma variante do tipo hodigítria cuja representação clássica é Maria em posição frontal, num braço ela porta Jesus que abençoa e, com o outro, o aponta para quem, olha para o quadro, aludindo no gesto à frase “é ele o caminho”.

Na representação da Virgem da Paixão, os arcanjos Gabriel e Miguel , na parte superior, de um lado e do outro de Maria, apresentam os instrumentos da paixão. Um dos arcanjos segura a cruz e o outro a lança e a cana com uma esponja na ponta ensopada de vinagre (Jo 19,29).

Ao ver estes instrumentos, o menino se assusta e agarra-se à mãe, enquanto uma sandália lhe cai do pé.

Sobre as figuras no retrato, estão algumas letras gregas. As letras “IC XC” são a abreviatura do nome “Jesus Cristo” e “MP ØY” são a abreviatura de “Mãe de Deus”. As letras que estão abaixo dos arcanjos correspondem à abreviatura de seus nomes.


SAV -Equipe

Que os padres também sejam pais



O papa exorta os sacerdotes a pedirem a "graça" de uma "paternidade espiritual"

Por Salvatore Cernuzio
ROMA, 26 de Junho de 2013 (Zenit.org) - Os padres, mesmo celibatários, também devem ser "pais". Não é uma proposta de mudança aventada pelo progressista de plantão, mas a mensagem do papa Francisco na missa de hoje, na Casa Santa Marta. A "paternidade" mencionada por Bergoglio não é "física", e sim a paternidade espiritual dos padres no tocante às pessoas confiadas a eles. Uma "graça especial", que só em alguns casos nosso Senhor concede.
O convite de hoje está ligado ao convite similar que o papa fez às oitocentas irmãs da União Internacional das Superioras Gerais, recebidas em audiência no dia 9 de maio na Sala Paulo VI, a ser "mães fecundas". Sentir-se "pai" de um ser humano significa dar a vida por outro, explicou Bergoglio, e, nos torna semelhantes a Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou por nós, pelos outros.
O "desejo de ser pai", disse o papa, está inscrito "nas fibras mais profundas do homem". Inclusive do padre, que orienta e vive esse desejo, mas de forma espiritual. “Quando um homem não tem esse desejo”, prosseguiu o pontífice, “algo falta nele”. Todos nós, para "ser completos, maduros, precisamos sentir a alegria da paternidade: também nós, celibatários". Porque "a paternidade é dar a vida aos outros, dar vida, dar vida... Para nós, é a paternidade pastoral, a paternidade espiritual; mas é dar vida, é tornar-nos pais".
A reflexão do papa foi sugerida pela passagem de hoje do Gênesis, em que Deus promete a Abraão a alegria de um filho e de uma descendência infinita, apesar da sua idade avançada. Abraão sacrifica então alguns animais, de acordo com as instruções de Deus, para selar o pacto, e, depois, defende o seu holocausto do ataque de aves de rapina. Uma cena comovente, na opinião do papa, porque "olhar para aquele nonagenário, com seu bastão", defendendo o seu sacrifício, "me faz pensar num pai que defende a família, os filhos".
Ser pai segundo a paternidade "espiritual" é "uma bênção" que todo sacerdote deve pedir, disse o pontífice. "Pecados nós temos muitos, mas isso é commune sanctorum: todos nós temos pecados. Mas não ter filhos, não ser pai, é como se a vida não chegasse ao fim. Ela para no meio do caminho". Os próprios fieis, observou Bergolio, querem ver isso no padre: "As pessoas nos chamam de padre, de pai... Temos que ser pais pela graça da paternidade pastoral".
"Demos graças a Deus por essa bênção da paternidade na Igreja, que passa de pai para filho", continuou o papa. Nisto, é de exemplo a dupla imagem de "Abraão que pede um filho" e de "Abraão que defende a família". Temos também “a imagem do velho Simeão no templo, que, quando recebe a vida nova, faz uma liturgia espontânea, a liturgia da alegria”.
Certamente não é coincidência, mas as palavras de hoje do papa Francisco “caíram como uma luva” para o público presente na capela da Casa Santa Marta: talvez, pela primeira vez nestes três meses, composto exclusivamente por prelados e sacerdotes.
Eles acompanhavam o cardeal Salvatore De Giorgi, arcebispo emérito de Palermo, que hoje celebrava o seu 60º aniversário de ordenação sacerdotal.
O papa Francisco recordou o aniversário na homilia, dirigindo ao cardeal ​​palavras afetuosas e cheias de estima pelo "marco" alcançado. "Eu não sei o que foi que fez o nosso querido Salvador", disse o pontífice, mas "tenho certeza de que ele foi ‘pai’. Este é um sinal", acrescentou, pedindo à multidão de religiosos que o acompanhavam a seguir o seu exemplo. "Agora é com vocês", incitou Bergoglio, simpaticamente: cada árvore "dá o fruto de si mesma, e, se a árvore é boa, o fruto deve ser bom, certo?". E concluiu: "Não façam feio!".

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

São Cirilo de Alexandria, memória facultativa

S. Cirilo de Alexandria, bispo, Doutor da Igreja, +444


Cirilo nasceu em 370, no Egito  e durante muitos anos foi o firme condutor da Igreja do Egito  Lutou pela ortodoxia da doutrina católica e presidiu o Concílio de Éfeso que definiu a maternidade de Maria, derrotando seu adversário Nestório que colocava em discussão a maternidade divina de Nossa Senhora. Durante o Concílio pronunciou o célebre “Sermão em louvor à Mãe de Deus” que marca o início do florescimento dos hinos em honra à Virgem Maria.

A coragem e a persistência com a qual defendia a verdade católica deram a santidade a este bispo de Alexandria: “Nós – dizia – pela fé em Cristo, estamos prontos a sofrer tudo – algemas, cárcere, a própria morte”.

São Cirilo morreu em 444. Sua santidade foi reconhecida no pontificado de Leão XIII que lhe outorgou também o título de Doutor da Igreja. A sua devoção foi assim estendida a toda a Igreja latina.


SAV - Equipe


Uma Igreja sem ideologias, seguindo o exemplo de São João Batista



O papa nos lembra a vocação da Igreja: "ser voz" da Palavra de Deus e proclamá-la "até o martírio"

Por Redacao
ROMA, 25 de Junho de 2013 (Zenit.org) - São João Batista era uma "lua", cuja luz mostra o caminho para quem está no escuro, mas começa a diminuir à medida que nasce o sol do Cristo ressuscitado.
É sugestiva a imagem que o papa Francisco propôs ontem na missa da Casa Santa Marta, no dia de São João. O "profeta" é um símbolo da vocação da Igreja, chamada a anunciar, servir e proclamar até o martírio, não para aparecer ela própria, mas para divulgar a verdade do Evangelho.
Antes de iniciar a homilia, o papa saudou a todos os homens chamados “João”. Um nome importante, disse ele, porque nos lembra uma das principais figuras do cristianismo. Uma figura "nem sempre fácil de entender".
Se olharmos para a vida de João Batista, prosseguiu o papa, parece que “tem algo que não fecha”: ele é um homem "que foi grande" desde o seio materno, que foi saudado como "profeta" e, no fim, "termina como um coitado". A grandeza de João, no entanto, se distancia de qualquer concepção humana, e consiste em ser "uma voz no deserto", como ele mesmo se define. Ele "é uma voz sem Palavra, porque a Palavra não é ele, mas Outro". Ele "nunca se apodera da Palavra", porque o "sentido da sua vida é apontar para Outro", observou o pontífice.
Não por acaso, a Igreja escolheu comemorar a sua festa na época do ano em que, no hemisfério norte, os dias são mais longos e "têm mais luz", disse Bergoglio. Um aspecto que ressalta o ser de João como um "homem da luz", que "portava a luz".
Não uma luz própria, mas uma "luz refletida", como a da lua, que "começou a se apagar" com o início da pregação de Cristo. "Essa é a vocação de João: aniquilar-se", disse o papa. E quando "contemplamos a vida deste homem, tão grande, tão poderoso", a tal ponto que todos pensavam era ele o Messias, mas que se aniquila "até a escuridão do cárcere", estamos contemplando "um grande mistério".
"Nós não sabemos como foram os últimos dias de João", continuou o papa. "Sabemos apenas que ele foi morto, que a cabeça dele foi colocada em uma bandeja, como um grande presente de uma dançarina para uma adúltera". Sabemos que na prisão ele sofreu todo tipo de dor, de angústia e de dúvida: ele mesmo chamou os seus discípulos e os mandou até Jesus para lhe perguntar: “É você ou devemos esperar por outro?”. Nem isto “lhe foi poupado”, disse Bergoglio, acrescentando: "Eu não acho que seja possível descer mais ainda, aniquilar-se. Esse foi o fim de João".
Mas, como todo martírio, também o de João Batista não aconteceu em vão, porque tem iluminado na Igreja o caminho a seguir, feito de sangue, pregação e verdadeira fé. "A figura de João me faz pensar muito na Igreja", disse o pontífice. Ela "existe para proclamar, para ser a voz de uma Palavra, do seu Esposo, que é a Palavra". "João podia se fazer de importante, podia falar de si mesmo", mas ele apenas "indicava, ele se considerava uma voz, não a Palavra".
Este é o "segredo" de João. É por este motivo que ele é santo. "Porque ele nunca, nunca tomou uma verdade como sua própria", nunca "quis ser um ideólogo", mas, ao contrário, "negou a si mesmo, para ressaltar somente a Palavra".
Seguindo o seu exemplo, exortou Francisco, "nós, como Igreja, podemos pedir hoje a graça de não ser uma Igreja ideologizada", mas uma Igreja "que é o mysterium lunae, que tem luz porque ela vem do seu Esposo, e que deve diminuir para que Ele cresça"; uma Igreja que "está sempre a serviço da Palavra" e que "nunca toma nada para si mesma".
“Oremos”, pediu o papa Francisco, “para que o Senhor nos conceda o dom de ser a voz dessa Palavra, de pregar essa Palavra", imitando João, "sem ideias próprias, sem um evangelho usado como propriedade nossa", "até o martírio".

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

São José Maria Escrivá, presbítero

S. José Maria Escrivá, presbítero, fundador, +1975

Josemaría Escrivá nasceu em Barbastro (Huesca, Espanha) no dia 9 de Janeiro de 1902. Os pais chamavam-se José e Dolores que deram aos filhos uma profunda educação cristã.

Em 1915 faliu o negócio do pai, que era um industrial de tecidos, e ele teve de mudar-se para Logronho, onde encontrou outro trabalho. Nessa cidade, Josemaría apercebe-se da sua vocação pela primeira vez: depois de ver na neve umas pegadas dos pés descalços de um frade, intui que Deus deseja qualquer coisa dele, embora não saiba exactamente o que é. Pensa que poderá descobri-lo mais facilmente se se fizer sacerdote e começa a preparar-se para tanto, primeiro em Logronho, e mais tarde no seminário de Saragoça. Estuda Direito como aluno voluntário. O pai morre em 1924, e ele fica como chefe de família. Recebe a ordenação sacerdotal em 28 de Março de 1925 e começa a exercer o seu ministério numa paróquia rural e, depois, em Saragoça.

Em 1927 muda-se para Madrid, com autorização do seu bispo, com o objectivo de se doutorar em Direito. Aí, no dia 2 de Outubro de 1928, no decorrer de um retiro espiritual, vê aquilo que Deus lhe pede e funda o Opus Dei. Desde então começa a trabalhar na fundação, ao mesmo tempo que continua exercendo o ministério sacerdotal, especialmente entre pobres e doentes. Além disso, estuda na Universidade de Madrid e dá aulas para manter a família.

Quando rebenta a guerra civil encontra-se em Madrid, e a perseguição religiosa obriga-o a refugiar-se em diversos lugares. Exerce o ministério sacerdotal clandestinamente, até que consegue sair de Madrid. Depois de ter atravessado os Pirenéus, fixa residência em Burgos.

Acabada a guerra, em 1939, regressa a Madrid e obtém o doutoramento em Direito. Nos anos que se seguem dirige numerosos retiros para leigos, para sacerdotes e para religiosos.

Em 1946 fixa residência em Roma. Faz o doutoramento em Teologia pela Universidade Lateranense. É nomeado consultor de duas Congregações da Cúria Romana, membro honorário da Academia Pontifícia de Teologia e prelado honorário de Sua Santidade. De Roma desloca-se, em numerosas ocasiões, a diversos países da Europa - e em 1970 ao México -, a fim de impulsionar o estabelecimento e consolidação do Opus Dei nessas regiões. Com o mesmo objectivo, em 1974 e em 1975, realiza duas longas viagens pela América Central e do Sul, onde, além disso, tem reuniões de catequese com grupos numerosos de pessoas.

A Santa Missa era a raiz e o centro da sua vida interior. O sentido profundo da sua filiação divina, vivido numa contínua presença de Deus Uno e Trino, levava-o a procurar em tudo a mais completa identificação com Jesus Cristo, a uma devoção terna e forte a Nossa Senhora e a S. José, a um trato habitual e confiado com os Santos Anjos da Guarda e a ser um semeador de paz e de alegria por todos os caminhos da terra.

Mons. Escrivá oferecera a sua vida, repetidas vezes, pela Igreja e pelo Romano Pontífice. O Senhor acolheu esta oferta e Mons. Escrivá entregou santamente a alma a Deus, em Roma, no dia 26 de Junho de 1975, no seu quarto de trabalho.


SAV - Equipe

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Natividade de São João Batista - solenidade

Nascimento de S. João Batista (ofício próprio)

São João Batista era filho de Zacarias e de Santa Isabel. Chamava-se "Batista" pelo facto de pregar um batismo de penitência (cf. Lucas 3,3). João, cujo nome significa "Deus é propício", veio à luz em idade avançada de seus pais (cf. Lucas 1,36). Parente de Jesus, foi o precursor do Messias. É João Batista que aponta Jesus, dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim, vem um homem que passou adiante de mim, porque existia antes de mim" (João 1,29ss.). De si mesmo deu este testemunho: "Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai os caminhos do Senhor ..." (João 1,22ss.). 

São Lucas, no primeiro capítulo de seu Evangelho, narra a concepção, o nascimento e a pregação de João Batista, marcando assim o advento do Reino de Deus no meio dos homens. A Igreja celebra-o desde os primeiros séculos do cristianismo. É o único santo cujo nascimento (24 de Junho) e martírio são evocados em duas solenidades pelo povo cristão. O seu nascimento é celebrado pelo povo com grande júbilo: cantos e danças folclóricas, fogueiras e quermesses fazem da sua festa uma das mais populares e queridas da nossa gente.


SAV - Equipe

O que significa perder a vida por causa de Jesus?



Antes de recitar o Angelus Papa Francisco recorda o exemplo do martírio de São João Batista

ROMA, 23 de Junho de 2013 (Zenit.org) - Apresentamos as palavras do Papa Francisco dirigidas aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro para recitar o Angelus
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
No Evangelho deste domingo ressoa uma das palavras mais incisivas de Jesus: “Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salva-la-á” (Lc 9, 24).
Aqui há uma síntese da mensagem de Cristo, e é expressa com um paradoxo muito eficaz, que nos faz conhecer o seu modo de falar, quase nos faz ouvir a sua voz…
Mas o que significa “perder a vida por causa de Jesus”? Isso pode acontecer de dois modos: explicitamente confessando a fé ou implicitamente defendendo a verdade. Os mártires são exemplos máximos do perder a vida por Cristo. Em dois mil anos há uma série imensa de homens e mulheres que sacrificaram a vida para permanecerem fiéis a Jesus Cristo e ao seu Evangelho. E hoje, em tantas partes do mundo, há tantos, tantos, – mais que nos primeiros séculos – tantos mártires que dão a própria vida por Cristo, que são levados à morte para não renegar Jesus Cristo. Esta é a nossa Igreja. Hoje temos mais mártires que nos primeiros séculos! Mas há também o martírio cotidiano, que não comporta a morte, mas também esse é um “perder a vida” por Cristo, cumprindo o próprio dever com amor, segundo a lógica de Jesus, a lógica da doação, do sacrifício. Pensemos: quantos pais e mães todos os dias colocam em prática a sua fé oferecendo concretamente a própria vida pelo bem da família! Pensemos nisto! Quantos sacerdotes, frades, irmãs desenvolvem com generosidade o seu serviço pelo reino de Deus! Quantos jovens renunciam aos próprios interesses para dedicar-se às crianças, aos deficientes, aos idosos… Também esses são mártires! Mártires cotidianos, mártires do dia-a-dia!
E depois há tantas pessoas, cristãos e não cristãos, que “perdem a própria vida” pela verdade. E Cristo disse “eu sou a verdade”, então quem serve à verdade serve a Jesus.
Uma dessas pessoas, que deu a vida pela verdade, é João Batista: propriamente amanhã, 24 de junho, é a sua grande festa, a solenidade do seu nascimento. João foi escolhido por Deus para preparar o caminho diante de Jesus, e o indicou ao povo de Israel como o Messias, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (cfr Jo 1, 29). João consagrou-se todo a Deus e ao seu enviado, Jesus. Mas, no final, o que aconteceu? Foi morto por causa da verdade, quando denunciou o adultério do rei Herodes e de Herodíades. Quantas pessoas pagam por preço caro o compromisso pela verdade! Quantos homens justos preferem ir contracorrente, de modo a não renegar a voz da consciência, a voz da verdade! Pessoas justas, que não têm medo de ir contracorrente! E nós, não devemos ter medo! Entre vocês há tantos jovens. A vocês jovens digo: não tenham medo de ir contracorrente, quando nos querem roubar a esperança, quando nos propõem estes valores que estão danificados, valores como a comida estragada e quando uma comida está estragada, nos faz mal; estes valores nos fazem mal. Devemos ir contracorrente! E vocês, jovens, sejam os primeiros: vão contracorrente e tenham este orgulho de ir contracorrente. Avante, sejam corajosos e vão contracorrente! E sejam orgulhosos de fazê-lo!
Queridos amigos, acolhamos com alegria esta palavra de Jesus. É uma regra de vida oferecida a todos. E São João Batista nos ajuda a colocá-la em prática.
Neste caminho nos precede, como sempre, a nossa Mãe, Maria Santíssima: ela perdeu a sua vida por Jesus, até a Cruz, e a recebeu em plenitude, com toda a luz e a beleza da Ressurreição. Maria nos ajude a fazer sempre mais nossa a lógica do Evangelho.
(Depois do Angelus)
Lembrem-se bem: "Não tenham medo de caminhar contracorrente! Sejam corajosos! E assim, como não queremos comer uma comida estragada, não carreguemos conosco estes valores deteriorados e que prejudicam a vida e tiram a esperança. Adiante!"
Saúdo-vos com afeto: as famílias, os grupos paroquiais, as associações, as escolas. Saúdo os alunos do Liceo diocesano Vipava na Eslovénia, a comunidade polonesa de Ascoli Piceno, UNITALSI de Ischia di Castro, os jovens do Oratório de Urgnano - vejo a bandeira de vocês, muito bem, ! -, Os fiéis de Pordenone, as irmãs e os operadores do hospital "Miulli" de Acquaviva delle Fonti, um grupo de delegados sindicais do Veneto.
Desejo a todos um bom domingo!
Rezem por mim e bom almoço!
(Trad.:Canção Nova/Zenit)

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

sexta-feira, 21 de junho de 2013

São Luís Gonzaga, religioso



S. Luís Gonzaga, religioso, +1591

São Luís Gonzaga nasceu em Mântua, Itália, em 1568 e morreu com 23 anos de idade, em 1591. É o patrono da juventude, e o seu corpo repousa na Igreja de Santo Inácio, em Roma.

Recebeu educação esmerada e frequentou os ambientes mais sofisticados da alta nobreza italiana: Corte dos Médici, em Florença; Corte de Mântua; Corte de Habsburgos, em Madrid. Foi pajem do príncipe Diego, filho de Filipe II.

Para surpresa de todos, optou pela vida religiosa, derrubando por terra os interesses nele depositados pelo pai. Finalmente conseguiu realizar o seu ideal: entrar para a Companhia de Jesus. Entretanto, viveu ali apenas seis anos. Morreu mártir da caridade ao serviço daqueles atacados pela peste, em Roma, a 21 de Junho de 1591. A 21 de Julho de 1604 a mãe pôde venerar como Beato a Luís, seu filho primogênito. Deixou a coroa de marquês, fez-lhe Deus presente a coroa dos Santos. Morreu aos 24 anos. Foi canonizado por Bento XIII em 1724 e pelo mesmo Papa dado como padroeiro à juventude que estuda.

Fonte: http://evangelhoquotidiano.org
SAV - Equipe

Para rezar o pai-nosso: coração em paz com os irmãos



Papa Francisco na homilia: um Deus Pai, não um deus cósmico. Oração não é magia

Por Salvatore Cernuzio
CIDADE DO VATICANO, 20 de Junho de 2013 (Zenit.org) - Para rezar o pai-nosso, precisamos ter o coração em paz com os nossos irmãos. É o que foi destacado nesta manhã pelo papa Francisco na missa da Casa Santa Marta. O papa ressaltou que acreditamos em um Deus que é Pai, que está muito perto de nós, que não é anônimo  que não é "um Deus cósmico". A missa foi concelebrada, entre outros, pelo cardeal Zenon Grocholewski. Participaram um grupo de funcionários da Congregação para a Educação Católica e outro dos Museus Vaticanos.
“A oração não é magia”, mas um “confiar-se ao abraço do Pai”. O papa concentrou a homilia na oração do pai-nosso, que Jesus ensinou aos discípulos e da qual fala o evangelho de hoje. Jesus nos dá um conselho na oração: "Não desperdicem palavras, não façam mero barulho", o barulho "do mundano, da vaidade", disse o papa. "A oração não é uma coisa mágica, não se faz magia com a oração. Me disseram que, quando você procura um curandeiro, ele diz um monte de palavras para curar. Mas aquilo é pagão. O que Jesus nos ensina é: não temos que ir até Ele com muitas palavras, porque Ele já sabe tudo”. E completa: “A primeira palavra é pai, esta é a chave da oração. Sem dizer, sem escutar essa palavra, não se pode orar".
"A quem eu devo orar? Ao Deus Todo-Poderoso? Distante demais. A quem devo orar? Ao Deus cósmico? Um tanto comum nos dias de hoje, não é? Orar ao Deus cósmico, não? Essa cultura politeísta, que tem essa cultura light… Nós temos que rezar ao nosso Pai! É uma palavra forte: Pai. Temos que orar àquele que nos gerou, que nos deu a vida. Ele não deu a vida ‘a todos’: todos é muito anônimo. Ele deu a vida a você, a mim. E também orar para aquele que nos acompanha no caminho: que conhece toda a nossa vida. Tudo: o que é bom e o que não é tão bom assim. Ele sabe tudo. Se não começamos a oração com essa palavra, dita não dos lábios para fora, mas de dentro do coração, então não podemos orar ‘em cristão’".
A palavra "pai", reiterou o papa, "é uma palavra forte", mas que "abre as portas". No momento do sacrifício, Isaac se dá conta de que "algo estava errado", já que "faltava a ovelha", mas ele confia no Pai. "Mais ainda: pai é a palavra em que pensou aquele filho que foi embora de casa com a sua parte da herança e que depois queria voltar para casa. E aquele pai ‘o vê chegar e vai correndo ao seu encontro’, se lança ao seu abraço para enchê-lo de amor.  E aquele ‘Pai, eu pequei’: esta é a chave de toda oração, sentir-se amado por um Pai".
"Nós temos um Pai. E muito próximo, que nos abraça... Todas estas preocupações, inquietações que nós temos, vamos entregá-las ao Pai: ele sabe do que nós precisamos. Pai o quê, meu? Não, pai nosso! Porque eu não sou filho único, nenhum de nós é, e se eu não consigo ser um irmão, será difícil me tornar um filho desse Pai, porque ele é o pai de todos. Claro que é meu, mas também dos outros, dos meus irmãos. E se eu não estou em paz com os meus irmãos, não posso chamá-lo de pai”.
Isto explica o fato de que Jesus, depois de nos ensinar o pai-nosso, enfatiza que, se não perdoarmos aos outros, o Pai não nos perdoará os pecados. "É muito difícil perdoar aos outros, é muito difícil mesmo, porque sempre temos aquele pesar por dentro. Pensamos: ‘Você me aprontou, espera só...’, para ‘devolver’".
"Não, não podemos orar com inimigos no coração, com irmãos e inimigos no coração. Isso é difícil, sim, é difícil, não é fácil. ‘Pai, eu não posso dizer Pai, não consigo'. É verdade, eu entendo. ‘Não posso dizer nosso, porque fulano me fez isso, aquilo e...’, enfim, não posso! ‘Aqueles lá merecem ir para o inferno’, não é assim? ‘Eles não são dos meus!’. Não é fácil. Mas Jesus nos prometeu o Espírito Santo: é ele que nos ensina, a partir de dentro, do coração, a dizer ‘Pai’ e ‘nosso’. Peçamos hoje ao Espírito Santo que ele nos ensine a dizer ‘Pai’ e a dizer ‘nosso’, selando a paz com todos os nossos inimigos".

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

Missal romano acrescenta o nome de São José a orações eucarísticas



Decreto da Congregação para o Culto Divino foi divulgado pelo Vaticano

ROMA, 20 de Junho de 2013 (Zenit.org) - A Congregação para o Culto Divino decretou que o nome de São José passa a ser acrescentado em diversas orações eucarísticas do missal romano. No comunicado, publicado hoje pelo Vaticano, o prefeito da congregação, o cardeal espanhol Antonio Cañizares, afirma que a decisão se baseia nas faculdades recebidas do papa Francisco.
O decreto diz que “o nome de São José, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria, será adicionado de agora em adiante às Orações Eucarísticas II, III e IV da terceira edição típica do Missal Romano, sendo colocado após o nome da Bem-Aventurada Virgem Maria, tal como segue: na Oração Eucarística II: «ut cum beáta Dei Genetríce Vírgine Maria, beáto Ioseph, eius Sponso, cum beátis Apóstolis»; na Oração Eucarística III: «cum beatíssima Vírgine, Dei Genetríce, Maria, cum beáto Ioseph, eius Sponso, cum beátis Apóstolis»; na Oração Eucarística IV: «cum beáta Vírgine, Dei Genetríce, Maria, cum beáto Ioseph, eius Sponso, cum Apóstolis».
A congregação deverá providenciar as traduções do latim para as línguas ocidentais de maior difusão. A redação em outras línguas deverá ser preparada pela respectiva conferência episcopal e confirmada pelo dicastério do Culto Divino.

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

Nossas faculdades de teologia



Temos de pensar na criação de uma superfaculdade e não na proliferação de cursos

Por Edson Sampel
SÃO PAULO, 20 de Junho de 2013 (Zenit.org) - Infelizmente, muitos cursos superiores de teologia estão fenecendo ou mês sendo extintos. Qual é o motivo? Há várias razões. Talvez as duas mais importantes sejam o declínio das vocações e a crise econômica dos leigos, que, antes de arcar com  mensalidades altas, têm de priorizar as despesas familiares.
Em minha opinião, existe, ainda, outra explicação para o enfraquecimento ou desaparecimento dos cursos teológicos de nível superior: a força centrífuga que os decompõe em diversas pequenas faculdades ou institutos. Explico. Em certas regiões  do Brasil, em vez de se somarem esforços em prol de uma faculdade de teologia de primeira linha, que atenda as dioceses adjacentes, cada diocese cria seu próprio curso teológico. É manso e pacífico que em nosso país não dispomos de recursos humanos qualificados (corpo docente) em número suficiente para a composição de bastantes institutos ou faculdades de teologia. Outrossim, carecemos de meios pecuniários para a mantença de tal modelo.
Em vez de dividir, somemos esforços, edificando um supercurso e uma superfaculdade, que contasse até mesmo com docentes-visitantes, vindos da Europa. Isto fortaleceria a ciência teológica no Brasil.
Nas potências ricas não ocorre a dispersão de energias que se dá no Brasil. Nessas nações afluentes funcionam poucos, mas excelentes cursos superiores de teologia.
É, portanto, urgente repensar o atual modelo de pulverização do ensino teológico superior, que não contribui em nada para com o aprimoramento e a capacitação dos futuros padres e dos leigos.
O fortalecimento e a readequação dos cursos superiores de teologia passam igualmente pelo reconhecimento canônico e civil de todas as grades curriculares. Hoje em dia, não faz mais sentido um curso outorgar um diploma com a validação civil ou a eclesiástica. É necessária a dupla certificação, porque a teologia não é, nem nunca foi, uma ciência marginal.
O fenecimento da qualidade do ensino superior de teologia encontra similitude no fenômeno da proliferação de cursos jurídicos. Pululam Brasil afora faculdades de direito, todavia, as de gabarito são pouquíssimas.
Uma vez que as fontes financeiras da Igreja são reduzidas, fica aqui a sugestão, talvez deva-se em instituir no Brasil uma espécie de Faculdade Nacional de Teologia, agregada a alguma PUC, que primasse pela reflexão teológica de elevado padrão, nos moldes europeus e romanos. Na semana passada divulgou-se o elenco das melhores universidades do mundo. As PUC’s do Rio e de São Paulo são as únicas instituições particulares brasileiras citadas. Destarte, cuido que seria justo transformar um desses dois cursos de teologia num supercurso, numa Gregoriana tupiniquim.

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Cresce o catolicismo no Brasil



De acordo com dados do Departamento Central de Estatística da Igreja, o 84, 5% da população é fiel à Igreja de Roma

Por Jill Carnà
ROMA, 19 de Junho de 2013 (Zenit.org) - Uma série de estatísticas atualizadas no dia 31 de dezembro de 2011, mostram muitas mudanças na Igreja Católica no Brasil. O dossiê, editado pelo Departamento Central de Estatísticas da Igreja, foi divulgado em vistas da próxima Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada no Rio de Janeiro (23-28 julho de 2013).
Hoje é católico o 84, 5% da população: para ser exato 165 milhões de cidadãos brasileiros de 195 milhões.
A Igreja Católica no Brasil tem demonstrado um alto grau de vitalidade e de funcionalidade: ela mostra números em crescimento e outros em declínio. Com a mudança das próprias estruturas (dioceses, paróquias e agentes de pastoral) a Igreja soube adaptar-se às novas exigências.
Comparado com o ano 2001, a densidade paroquial, ou seja, o número dos católicos por paróquia, caiu de 16.444 para 15.255. O número médio de sacerdotes por paróquia pelo contrário cresceu de 1,88 no 2001 para 1,92 no 2011. Em todo o Brasil existem 10.802 paróquias e mais de 20.000 sacerdotes no total.
Ao longo da última década, também os resultados alcançados no campo das vocações e ordenações sacerdotais relataram mudanças. Com um crescimento de 1,41%, em 2011, havia 8.956 seminaristas. Esta evolução também se reflete nos 547 neosacerdotes diocesanos em 2011 (eles são 28,7% a mais do que em 2001).
Também na vida civil, social, educativa e administrativa do País, a Igreja Católica tem uma grande influência. Em 2011, 6.882 escolas católicas de todos os níveis e ordens trabalhavam juntas com cerca de dois milhões de alunos. No total, havia 1.940.299 de estudantes de todos os níveis de educação pertencentes ou administrados por eclesiásticos.
O número de centros sociais e de caridade, tais como hospitais, clínicas familiares ou casas de anciãos, era de 8597.

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

"A unidade é sempre maior que os conflitos"



Catequese do Papa Francisco na Audiência Geral da quarta-feira

CIDADE DO VATICANO, 19 de Junho de 2013 (Zenit.org) - Publicamos a seguir a catequese do Papa Francisco durante a Audiência Geral da Quarta-feira, na Praça de São Pedro: 
***
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Hoje concentro-me sobre outra expressão com a qual o Concílio Vaticano II indica a natureza da Igreja: aquela do corpo; o Concílio diz que a Igreja é o Corpo de Cristo (cfr Lumen gentium, 7).
Gostaria de partir de um texto dos Atos dos Apóstolos que conhecemos bem: a conversão de Saulo, que se chamará depois Paulo, um dos maiores evangelizadores (cfr At 9, 4-5). Saulo é um perseguidor dos cristãos, mas enquanto está percorrendo o caminho que leva à cidade de Damasco, de repente uma luz o envolve, cai no chão e ele ouve uma voz que o diz: “Saulo, por que me persegues?”. Ele pergunta: “Quem és, Senhor?”, e aquela voz responde: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (v. 3-5). Esta experiência de São Paulo nos diz quanto é profunda a união entre nós cristãos e o próprio Cristo. Quando Jesus subiu ao céu, não nos deixou órfãos, mas com o dom do Espírito Santo a união com Ele transformou-se ainda mais intensa. O Concílio Vaticano II afirma que Jesus “comunicando o seu Espírito, constitui misticamente como seu corpo os seus irmãos, chamados de todos os povos” (Const. Dogm. Lumen Gentium, 7).
A imagem do corpo ajuda-nos a entender esta profunda ligação Igreja-Cristo, que São Paulo desenvolveu de modo particular na Primeira Carta aos Coríntios (cfr cap. 12). Antes de tudo, o corpo nos chama para uma realidade viva. A Igreja não é uma associação assistencial, cultural ou política, mas é um corpo vivo, que caminha e age na história. E este corpo tem uma cabeça, que é Jesus, que o guia, nutre-o e sustenta-o. Este é um ponto que gostaria de destacar: se separa-se a cabeça do restante do corpo, toda a pessoa não pode sobreviver. Assim é na Igreja: devemos permanecer ligados de modo sempre mais intenso a Jesus. Mas não somente isso: como em um corpo é importante que passe a seiva vital para que viva, assim devemos permitir que Jesus opere em nós, que a sua Palavra nos guie, que a sua presença eucarística nos alimente, nos anime, que o seu amor dê força ao nosso amar o próximo. E isto sempre! Sempre, sempre! Queridos irmãos e irmãs, permaneçamos unidos a Cristo, confiemos Nele, orientemos a nossa vida segundo o seu Evangelho, alimentando-nos com a oração cotidiana, a escuta da Palavra de Deus, a participação nos Sacramentos.
E aqui aparece um segundo aspecto da Igreja como Corpo de Cristo. São Paulo afirma que como os membros do corpo humano, embora diferentes e numerosos, formam um só corpo, assim todos fomos batizados mediante um só Espírito em um só corpo (cfr 1 Cor 12, 12-13). Na Igreja, portanto, há uma variedade, uma diversidade de tarefas e de funções; não há a plena uniformidade, mas a riqueza dos dons que distribui o Espírito Santo. Porém, há a comunhão e a unidade: todos estão em relação uns com os outros e todos combinam para formar um único corpo vital, profundamente ligado a Cristo. Recordemos bem: ser parte da Igreja quer dizer estar unido a Cristo e receber Dele a vida divina que nos faz viver como cristãos, quer dizer permanecer unido ao Papa e aos Bispos, que são instrumentos de unidade e de comunhão, e quer dizer também aprender a superar personalismos e divisões, a compreender-se mais, a harmonizar as variedades e as riquezas de cada um; em uma palavra, a querer sempre bem a Deus e às pessoas que estão ao nosso lado, na família, na paróquia, nas associações. Corpo e membros para viver devem estar unidos! A unidade é superior aos conflitos, sempre! Os conflitos se não se dissolvem bem, separam-nos entre nós, separam-nos de Deus. O conflito pode ajudar-nos a crescer, mas também pode dividir-nos. Não caminhemos na estrada das divisões, das lutas entre nós! Todos unidos, todos unidos com as nossas diferenças, mas unidos, sempre: este é o caminho de Jesus. A unidade é superior aos conflitos. A unidade é uma graça que devemos pedir ao Senhor para que nos liberte das tentações das divisões, das lutas entre nós, dos egoísmos, das fofocas. Quanto mal fazem as fofocas, quanto mal! Nunca fofocar sobre os outros, nunca! Quantos danos causam à Igreja as divisões entre os cristãos, o partidarismo, os interesses mesquinhos!
As divisões entre nós, mas também as divisões entre as comunidades: cristãos evangélicos, cristãos ortodoxos, cristãos católicos, mas por que divisão? Devemos procurar levar a unidade. Vou contar para vocês uma coisa: hoje, antes de sair de casa, estive quarenta minutos, mais ou menos, meia hora, com um Pastor evangélico e rezamos juntos, e buscamos a unidade. Mas devemos rezar entre nós católicos e também com os outros cristãos, rezar para que o Senhor nos doe a unidade, unidade entre nós. Mas como teremos a unidade entre os cristãos se não somos capazes de tê-la entre nós católicos? De tê-la na família? Quantas famílias lutam e se dividem! Busquem a unidade, a unidade que faz a Igreja. A unidade vem de Jesus Cristo. Ele nos envia o Espírito Santo para fazer a unidade.
Queridos irmãos e irmãs, peçamos a Deus: ajude-nos a sermos membros do Corpo da Igreja sempre profundamente unidos a Cristo; ajude-nos a não fazer sofrer o Corpo da Igreja com os nossos conflitos, as nossas divisões, os nossos egoísmos; ajude-nos a sermos membros vivos ligados uns aos outros por uma única força, aquela do amor, que o Espírito Santo derrama nos nossos corações (cfr. Rm 5, 5).
Tradução: Jéssica Marçal/ Canção Nova

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Como é difícil amar os nossos inimigos!



Casa Santa Marta: o papa Francesco enfatiza que amar o inimigo é o que nos torna mais parecidos com Cristo e nos convida a rezar para sermos capazes de perdoar

Por Salvatore Cernuzio
CIDADE DO VATICANO, 18 de Junho de 2013 (Zenit.org) - A força do cristão é a sua capacidade de amar. Amar especialmente aqueles que lhe fazem mal, aqueles que o odeiam. Não é um instinto natural, mas é o que Jesus nos pede se quisermos ficar mais próximos dele, que não se vingou de quem o traiu e pregou na cruz.
A partir desta reflexão, desenrolou-se a homilia do papa Francisco na missa desta manhã na Casa Santa Marta, concelebrada com o cardeal Giuseppe Versaldi e com a participação de alguns funcionários da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé e dos Museus do Vaticano.
“Amar os nossos inimigos é muito difícil”, afirmou o papa. E não é questão de amar quem teve alguma briga conosco: as nossas próprias forças poderiam ser suficientes para isso. O que Jesus nos pede é amar aqueles que "decidem cometer um atentado e matar muitas pessoas", disse o papa; aqueles que, "por amor ao dinheiro, não deixam os remédios chegarem até os idosos e os deixam morrer"; aqueles que procuram apenas "os seus próprios interesses, o seu próprio poder e provocam grandes males". Como é possível amar essas pessoas?, perguntou Bergoglio.
"Parece muito difícil amar o inimigo", prosseguiu. É uma graça que só Deus pode nos conceder, com a força que vem da oração por eles, para que "nosso Senhor mude os seus corações" e converta o nosso próprio coração. Porque "todos nós temos inimigos", mas "nós mesmos, tantas vezes, nos tornamos inimigos dos outros em vez de amá-los".
Este mandamento de Jesus parece ainda mais difícil de cumprir do que os outros: "Achamos que Jesus está nos pedindo demais! Deixamos isso para as freiras de clausura, que são santas; deixamos isso para as santas almas, porque na vida cotidiana não dá! Mas tem que dar! Jesus diz: Nós temos que fazer isto! Porque, caso contrário, somos como os publicanos, como os pagãos. Não somos cristãos".
Jesus Cristo "nos diz duas coisas em particular": primeiro, olhar para o Pai, que tem "amor por todos" e "faz nascer o seu sol sobre maus e bons e chover sobre os justos e os injustos". E, segundo, ser "perfeitos como o vosso Pai celestial é perfeito", "imitando o Pai naquela perfeição do amor".
Jesus, reiterou o Santo Padre, "perdoa os seus inimigos", "faz de tudo para perdoá-los" porque os cristãos não procuram vingança: a sua arma é a oração. "Rezar", exclamou Francisco, "é o que Jesus nos aconselha: orai pelos vossos inimigos! Orai por aqueles que vos perseguem! Orai! E dizei a Deus: Muda, Senhor, o coração dele. Ele tem um coração de pedra, dá-lhe um coração de carne, sensível e que ame". "Quando se reza por quem nos faz sofrer”, acrescentou o papa, “é como se Deus chegasse com seu bálsamo e preparasse os nossos corações para a paz”.
O Santo Padre convidou todos os presentes a fazer uma pergunta em seu coração: "Eu rezo pelos meus inimigos? Eu oro por aqueles que não me amam? Se dissermos que sim, eu direi: Então vamos em frente, vamos orar mais ainda; este é um bom caminho. Se a resposta for não, então nosso Senhor nos diz: Pobre homem... Você também é inimigo dos outros".
Amar até mesmo quem "aprontou das grandes" ou quem comete más ações "empobreceria as pessoas"? É "com essa desculpa que nós queremos vingança, olho por olho, dente por dente". Não só isso: "De acordo com os critérios do mundo, não é um bom negócio" amar que nos faz sofrer: além de ser difícil, isso também “nos empobreceria”.
Amar o inimigo, porém, explicou o papa, "nos torna pobres”, sim, mas com a mesma pobreza de Jesus, que se fez pobre “quando veio até nós e se rebaixou”. Ele, sendo rico, se fez pobre, e "nesse rebaixamento é que está a graça que justificou a todos nós, que nos tornou ricos": o "mistério da salvação". "O amor nos empobrece, mas com aquela pobreza que é a semente da fertilidade e do amor ao próximo", ressaltou o papa.
"Seria muito bonito oferecermos a missa, o sacrifício de Jesus, por aqueles que não nos amam. Seria bom para eles, mas também para nós, para que Deus nos ensine esta sabedoria tão difícil, mas tão bela, que nos assemelha ao nosso Pai que traz a luz do sol para todos, tanto bons quanto maus".

Fonte: Zenit.org

SAV - Equipe

São Romualdo, abade



São Romualdo, abade, +1027

Tinha 20 anos e levava uma vida dissipada e pecadora quando viu seu pai matar um parente em duelo. O choque que recebeu foi a ocasião da graça para o converter. Depois de passar algum tempo na França, em contacto com a espiritualidade da Abadia de Cluny, retornou à Itália e iniciou sua obra de fundação de mosteiros. Entre outros, fundou o de Campus Máldoli, berço da Ordem dos Camaldulenses, inaugurando uma nova forma de vida eremítica. Faleceu aos 75 anos. Seu corpo foi preservado da corrupção e encontrava-se intacto quatro séculos depois de sua morte.


SAV - Equipe

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...