sexta-feira, 27 de abril de 2012

Núncio Apostólico preside Celebração de encerramento da 50ª AG

A Celebração Eucarística de encerramento da 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu todo o episcopado brasileiro em torno do Altar Central do Santuário Nacional, nesta quinta-feira (26).
A celebração foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello.
No início da celebração, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner leu a Carta de recomendação o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.
O Cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis deu as boas vindas ao Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello ressaltando que a celebração em Ação de Graças pelo encerramento da Assembleia Geral reveste-se também de um significado especial.
“Quero desejar a dom Giovanni D’Aniello que a sua missão seja fecunda, pois já começa sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil”, afirmou dom Damasceno.
Em sua homilia, o Núncio Apostólico, dom Giovanni D’Aniello afirmou que é uma grande alegria iniciar sua missão sob a proteção da Padroeira do Brasil.
“É uma grande alegria iniciar a minha missão neste santuário mariano, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida. Agradeço Dom Damasceno pelo convite de presidir esta celebração e a toda acolhida do episcopado brasileiro”, afirmou o Núncio.
Dom Giovanni D’Aniello ressaltou que o Papa Bento XVI o encarregou de transmitir a todos os Bispos do Brasil sua mensagem de saudação afetuosa e sua oração diária.
"O que nos une aqui é o dom da fé. Fé que nasce do encontro, segundo a narração da primeira leitura que ouvimos nesta celebração”, afirmou.
Dom Giovanni D’Aniello acrescentou que neste momento em que inicia sua missão como Núncio Apostólico no Brasil, representante do Santo Padre, se une também a todos como irmão na fraternidade e na fé.
O Núncio afirmou que a Palavra de Deus proclamada torna-se pão que alimenta toda pessoa.
“A Palavra tornou-se vida que alimenta a todos nós. De fato, quem se alimenta desse pão vivo que é Jesus, apropria-se do Pai que leva a eternidade e a nossa participação nessa eucaristia nos coloca em comunhão com Ele”, acrescentou.
Encerramento sua reflexão, Dom Giovanni D’Aniello reforçou aos bispos que inicia sua caminhada como Núncio Apostólico junto de toda a Igreja no Brasil com grande alegria.
“Queridos irmãos do episcopado, clero brasileiro e fiéis, junto de todos quero comemorar a profunda união que deve ter entre nós e confiar minha caminhada a Nossa Senhora Aparecida, rainha e Padroeira do Brasil, para ela me ajude nessa missão e interceda junto ao Pai”, afirmou Dom Giovanni D’Aniello.
Ao final da celebração, Dom Damasceno agradeceu o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Darci Nicioli e aos Missionários Redentoristas pelo acolhimento durante a 50ª Assembleia Geral da CNBB.
“Quero também estender meu agradecimento a todos que colaboraram pela realização da Assembleia e se dedicaram nesses dias para a sua realização”, concluiu Dom Damasceno.

FONTE: Assessoria de Imprensa da CNBB
Site: http://www.cnbb.org.br/
 
SAV - Equipe

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sem a oração nossa atividade converte-se em puro ativismo

Bento XVI continua sua reflexão sobre a oração
CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 25 de abril de 2012(ZENIT.org) - Bento XVI continuou sua reflexão sobre a oração durante a catequese dirigida aos fiéis e peregrinos reunidos, nesta quarta-feira, na Praça de São Pedro, para a tradicional Audiência Geral.
O Papa recordou que a catequese anterior mostrou as difíceis situações às quais a “Igreja procurou dar respostas à luz da fé, guiada pelo Espírito Santo”. Nesta quarta, a reflexão foi sobre a oração, que é prioridade para os cristãos, como narrado por São Lucas nos Atos dos Apóstolos(Cfr Ato 6).
Os apóstolos “cientes de que a prioridade da missão era o anúncio da Palavra de Deus”, não ignoravam o mandato de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Duas realidades que devem ser vivas na Igreja – “o anúncio da Palavra e a caridade concreta” ,disse o Santo Padre, "criavam dificuldade" e era preciso encontrar uma solução para que ambas ocupassem seus devidos lugares, a “necessária relação entre elas”.
Por isso, continuou o Pontífice, foram escolhidos “sete homens de boa fama para serviço da caridade, ao passo que os Apóstolos se dedicariam inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”. Estes devem gozar não apenas de “boa reputação”, mas devem ser “cheios do Espírito Santo”, ou seja, não apenas “organizadores que sabem fazer”, mas fazer no “espírito da fé, com a luz de Deus, na sabedoria do coração”.
Bento XVI citou o seguinte episódio, narrado por Lucas: “Marta, Marta, tu te inquietas e te agitas por muitas coisas; no entanto, pouca coisa é necessária, até mesmo uma só. Maria, com efeito, escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada"(Cfr Lucas 10, 41-42). Este e outros episódios nos ensinam que, “no meio das atividades de cada dia, não devemos perder de vista a prioridade da nossa relação com Deus na oração”.
O Papa recordou que “num mundo acostumado a avaliar tudo segundo os critérios da produtividade e eficiência”, devemos lembrar que, “sem a oração, a nossa atividade se esvazia, convertendo-se em puro ativismo, que nos deixa insatisfeitos.
A passagem dos Atos dos Apóstolos nos recorda a importância do trabalho que, sem dúvidas, cria um verdadeiro e próprio ministério, no empenho das atividades quotidianas “desenvolvidas com responsabilidade e dedicação”, mas também mostra a nossa “necessidade de Deus”.
A oração deve ser para nós como que a respiração da alma e da vida”, afirmou o Santo Padre.
Ao final Bento XVI dirigiu a seguinte saudação aos peregrinos de língua portuguesa:
Uma saudação cordial aos diversos grupos de brasileiros e demais peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente aos fiéis da Diocese de Serrinha acompanhados do seu Bispo, Dom Ottorino Assolari. No meio dos inúmeros afazeres diários, é justamente na oração, alimentada pela Palavra de Deus, que encontrareis novas luzes para vos guiar em cada momento e situação. E que Deus vos abençoe a vós e vossas famílias.

[Por Maria Emília Marega]

Fonte: zenit.org

SAV - Equipe

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A Presença do Cristo no meio de nós


Como pode apenas um olhar, um gesto, uma palavra mudar vidas? Como pode alguém dar a sua própria vida mesmo por aqueles que o amou e odiou? Que amor é este, que não faz distinção de cor, nem de raça e muito menos de sexo? Mas que simplesmente amou e ama aquilo que é humano.
Que homem é este? Em que a sua presença era motivo de alegria para uns, e motivo de desordem e tristeza para outros. Este homem era o “Cristo Jesus”.
Às vezes me pergunto como seria a sensação de está na presença de Jesus? E percebo que seria uma coisa inexplicável, pois a finalidade da experiência com a sua pessoa, não é para poder explicá-la, mas sim para senti-la. Isso porque, a intimidade com a sua presença leva-nos a uma profunda análise de vida. Esta experiência pode nos alegrar, ou nos entristecer, pelo fato de que ela tocará a nossa ferida interior. Pois a ferida exterior não nos dói tanto, quanto a interior.

Assim mesmo que curemos o ferimento exterior, o interior continua sangrando e necessitando de curativo, este por sua vez requer uma maior importância e delicadeza com a pessoa humana. Esta é uma das propostas do “Cristo”, que a sua palavra e sua presença possa curar o ferimento interior. Desde modo, quando o interior encontra-se curado, ele torna-se expressão de vida ao exterior. E assim quando alguém estiver na presença de quem foi curado ou de o curou, notará a profundidade tal proposta.         

Lembremos que este toque, não é um toque que nos acusa pelos nossos defeitos e nem pelos nossos pecados. É simplesmente um toque de amor e de compreensão.

Ah! Quem dera um dia poder fazer de tal forma esta experiência de amor na pessoa de Jesus, buscando cada vez mais compreender a sua proposta. Reconhecendo que Ele é o cordeiro e “que veio para que todos tenham vida e tenham em abundância”.  

A presença do Cristo em nossa vida é desafiadora. Ela é passiva, reflexiva e ativa. Passiva, porque há momentos que precisamos “esvaziar-se de nós mesmo”, para poder ouvir o que Ele tem a nos dizer. Ao ouvi-lo meditamos a respeito dos seus ensinamentos. A terceira e última proposta é a ação de fazer as coisas acontecerem. Ou seja, essas três características são desafiadores, porque faz com que mergulhemos no mais íntimo de nossa existência. E levando-nos a reconhecer que cada vez mais a nossa humanidade.

Assim muitas vezes, nos preocupamos com a perfeição, com a santidade e criamos ideais que nunca vamos conseguir alcançar, isto pelo simples fato de traspormos aquilo que é do divino no humano. Não precisamos nos martirizar com certas ideias ou costumes, que não é da nossa natureza. Mas precisamos sim reconhecer a nossa santidade na nossa humanidade. Isto porque participarmos tanto da ceia, quanto do sacrífico do Cristo, através da sua redenção, ou seja, somos todos ungidos com o sangue do cordeiro.

Fica-nos o desafio de reconhecer a presença do Cristo no meio de nós. Pois, reconhece-lo também é identifica-lo na presença do outro. Sei que o desafio é grande e também sei que a presença do outro pode me alegrar, pode me entristecer, mas o que não posso esquecer é que a sua presença me faz crescer.

Assim peçamos a Deus, como Salomão o pediu, que nos dê sabedoria e discernimento para percorrermos os caminhos do Senhor. Que cada vez mais possamos ser “sal na Terra e luz no mundo”, e que a nossa presença também seja motivo de alegria para aqueles que nos acolhe hoje e sempre.  
Shalom!
[Por Renato R. da Silva - Seminarista camiliano]
 SAV -  Equipe


sábado, 21 de abril de 2012

Vigília de oração pelas vocações




Convidamos a todos(as) para juntos rezarmos pelas vocações em nossa
Arquidiocese de São Paulo, no próximo dia 28 de abril, sábado, as 20h, com
celebração presidida por nosso Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer,
na Paróquia da Consolação, que fica na Rua da Consolação, nº 585, próximo ao
metrô República.

Contamos com sua divulgação e participação. Venha rezar conosco!

SAV - Equipe

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Direito de viver

A vida é dom de Deus. Ninguém tem o direito de tirar a vida.
 Lamentavelmente o STF aprovou a descriminização do aborto em casos de anencefália.
Veja o video no link abaixo:
http://www.webtvcn.net/video/anencefalo040412

Confira: do CD de Pe. Zezinho - Oremos pela terra -  Música FETO E DESAFETO.
Aborda a questão do aborto. Veja também as canções DEIXE-ME NASCER e TUDO POSSO, com a cantora Celina Borges:


 SAV - Equipe

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Mensagem de Páscoa

NUNCA DEIXE DE ACREDITAR
Espero que você possa aceitar as coisas como elas são;
sem pensar que tudo conspira contra você...
Porque parte de nós é entendimento... mas a outra parte é aprendizado...
Que você possa ter forças para vencer todos os seus medos; e que, no final,
possa alcançar todos os seus objetivos...
Porque parte de nós é cansaço... mas a outra parte é vontade...

Que tudo aquilo que você vê e escuta possa lhe trazer conhecimento;
que essa escola possa ser longa e feliz...
Porque parte de nós é o que vivemos... mas a outra parte é o que esperamos...

Que você possa aprender a perder sem se sentir derrotado; que isso possa
fazer você cada vez mais guerreiro... Porque parte de nós é o que temos...
mas a outra parte é sonho...

Que durante a sua vida você possa construir sentimentos verdadeiros;
Que você possa aceitar que só quem soube da sombra, pode saber da luz...
Porque parte de nós é angústia... mas a outra parte é conforto...

Que você nunca deixe de acreditar; que nunca perca sua fé...
Porque parte de DEUS é amor... e a outra parte também!"
 
João Paulo II
 
SAV - Equipe

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...