quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ANO JUBILAR 2014

IV CENTENÁRIO DA MORTE DE
SÃO CAMILO


Objetivo Geral:
Celebrar o IV Centenário da morte de São Camilo reavivando a missão profética de “testemunhar no mundo o amor sempre presente de Cristo para com os doentes” (C 1).

Objetivos Específicos:

1.    Retornar às fontes da espiritualidade e do carisma vividos por São Camilo;
2.    Aprofundar a vivência do discipulado e da missionariedade à luz da Conferência de Aparecida (2007) e do 3° Congresso Vocacional do Brasil (2010);
3.    Formular estratégias permanentes para tornar São Camilo mais conhecido em outras localidades do Brasil, partindo sempre dos locais de presença camiliana.

Justificativa:

                 A celebração do IV Centenário da morte de São Camilo é uma ocasião privilegiada de retomada da experiência fundante feita por ele, atualizando-a na vivência do seguimento de Jesus (discipulado) e no anúncio do Evangelho aos doentes (missionariedade). Neste sentido, a Campanha da Fraternidade de 2012 e a comemoração dos 90 anos de chegada no Brasil (1922-2012) constituem oportunidade de reafirmar o compromisso e a vocação de discípulos missionários (Aparecida 2007), “unidos para a justiça e a solidariedade no mundo da saúde” (Capítulo Geral 2007).
Tema:
“O que te aflige? Prossegue... Porque esta obra é minha e não tua”
Lema:
“Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” (Jo 6, 20)

 
Como participar?

            O IV Centenário da morte de São Camilo será celebrado na forma de um Tríduo Jubilar que se desenvolverá em três etapas com duração de três anos, começando em 14 de julho de 2011 e terminando em 14 de julho de 2014 ou 8 de dezembro de 2014. O Tríduo abrangerá os âmbitos estadual, regional e nacional.

De que forma?

As comunidades, as paróquias e as obras, partindo de sua realidade são convidadas a criar espaços em suas atividades oportunamente aproveitando os já existentes, os quais possibilitem seu envolvimento nesse evento jubilar.
Elas podem participar deste momento celebrativo no âmbito estadual, entre julho de 2011 e julho de 2012, promovendo, entre outras as seguintes iniciativas:

a)    Encontros de reflexão sobre o carisma e espiritualidade camiliana;
b)    Momentos orantes;
c)    Celebrações mensais em louvor a São Camilo (14 de cada mês);
d)    Palestras que suscitem a partilha e a troca de experiências;


N.B.: Posteriormente serão oferecidas orientações referentes às etapas seguintes.

Oração do IV Centenário da morte de São Camilo

Senhor Deus da vida, Fonte de todo bem. Acolhe nossa gratidão por suscitar em São Camilo a prática de uma espiritualidade encarnada que reconhece em cada irmão enfermo a presença de teu Filho Jesus Cristo e nos possibilita experimentá-Lo, servindo-O nos mais pequeninos do Reino.
Ungido pelo teu Espírito e encorajado pela tua Palavra: “o que te aflige? Prossegue. Esta obra é minha e não tua”, São Camilo tornou-se instrumento do teu amor misericordioso, cuidando dos pobres e sofredores com ternura e amor.
Obrigado Senhor, por este grande dom concedido a São Camilo no seio da Igreja. A exemplo de tantos que nos precederam, dá-nos a graça de, ao celebrarmos o IV Centenário de sua morte, ouvirmos tua palavra: “coragem, sou eu. Não tenhais medo” e assim seguirmos os passos de Cristo, à luz da experiência de São Camilo, para que também nós, fiéis a seu evangelho, revelemos sua presença que tudo cura, liberta e salva.
Dá-nos, Senhor, viver em contínua missão, curados pelo teu Amor – que derramastes em nossos corações – para que o ofereçamos como bálsamo a aliviar os sofrimentos dos nossos irmãos e irmãs. Que Maria, Saúde dos enfermos, mãe amorosa e discípula corajosa, interceda por nós junto a ti.
Amém!

Realização
Província Camiliana Brasileira

Informações
Telefone: (11) 3872-7063/ 3863-2110

SAV - Equipe

Santos Anjos da Guarda, memória

Santos Anjos da Guarda Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz inte...